De olho no XXXVI ENEBD

23/08/2013 11:30

Cristiano Santana da Costa *

Geralda Gilvanda Medeiros **

Kelly Cintia do Nascimento ***

Niedja Nascimento Barros ****

 

Em 2013 o Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (ENEBD), em sua trigésima sexta edição, foi realizado na Universidade Federal da Pernambuco (UFPE), em Recife, entre os dias 14 a 20 de julho e organizado pelos estudantes de  Biblioteconomia e gestão da informação da UFPE. Trata-se de evento que tem periodicidade anual, que reuniu estudantes de todo o Brasil, onde se pode trocar experiências na área da informação, promovendo ainda uma avaliação política e cultural dos estudantes da área. O tema do Encontro foi CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: uma ferramenta de construção social?

Foi um evento muito aconchegante, onde todos sentiram como se estivessem em suas respectivas Universidades, apesar do campus ser bem maior que o da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ponto de origem do nosso grupo. Conseguimos tirar o máximo de aproveitamento do evento, graças à organização do evento e à estrutura da UFPE.

Nosso grupo de alunos da UFPB teve a honra de ter um companheiro apresentando um trabalho no GT3, cujo título é Marketing da informação nas mídias sociais: relato de experiência com o facebook De olho na CI. Neste GT, tivemos como Coordenador o Prof. Murilo Artur Araújo da Silveira, que conduziu muito bem os trabalhos. Sempre ao final das apresentações deixava espaço para o público fazer perguntas, oferecer sugestões ou desenvolver argumentações, conduzindo as apresentações com muito entusiasmo e descontração, deixando os participantes à vontade.

O trabalho apresentado por nosso companheiro Cristiano Santana da Costa, teve com orientadores os professores Isa Maria Freire e Gustavo Henrique de Araujo Freire, ambos da UFPB, e relatou uma experiência de gestão da mídia social virtual Facebook na perspectiva do marketing da informação. Cristiano apresentou os modelos utilizados pelas mídias sociais virtuais para disseminação da informação, visando identificar as características que fizeram dessas mídias instrumentos eficazes de marketing para divulgação do blog De olho na CI.

O trabalho descreve, ainda, o blog De olho na CI como mídia virtual relevante para disseminação de informações nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, destacando sua vinculação à revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), publicada no Portal de Periódicos da UFPB. Ao final, Cristiano demonstrou como a experiência pode ser replicada em outras mídias sociais virtuais, mediante aplicação de estratégias de marketing de promoção da informação por seus editores.

O tema foi muito elogiado pelos professores e alunos presentes, e houve um debate sobre a importância das redes sociais como meio de comunicação de informações de qualidade para os usuários no ciberespaço, sendo este um meio de levar a CI para além das fronteiras da web. Este trabalho foi o primeiro a ser apresentado no GT3, dando seguimento a outros grupos científicos com apresentações com temas excelentes que serviram para ampliar nosso conhecimento sobre as áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Assim, o ENEBD 2013 nos ofereceu a oportunidade, enquanto estudantes de Biblioteconomia, de trocar experiências acadêmicas com alunos de outras universidades brasileiras e com professores da UFPE. E dessa forma, as atividades que acompanhamos enriqueceram nosso conhecimento e nos fizeram entender mais um pouco desse maravilhoso mundo da informação na sociedade em rede.

 

* Graduando em Biblioteconomia da UFPB. Bolsista PIVIC.

** Graduanda em Biblioteconomia da UFPB. Monitora do Departamento de Ciência da Informação.

*** Graduanda em biblioteconomia da UFPB. Bolsista PIBIC. Editora adjunta do blog De olho na CI.

***Graduanda em Biblioteconomia da UFPB. Bolsista PIBIC.

—————

Voltar