Sobre ética e moral

15/12/2013 23:28

Kênia Leandra Ferreira Alves*

 

Este ensaio resulta de exercício de leitura e interpretação de textos para entender a relação entre ética e moral, no escopo da disciplina Ética da Informação, ministrada pela profa. Isa Maria Freire no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.

Entendi, mediante o exercício, que a ética é um processo de transformação do natural para o cultural, que tem base biológica e expressão social. Esse processo se inicia em cada ser humano que se ama e ama o próximo como a si mesmo. Há, também, uma forma mais abstrata da ética, sendo a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral. A ética é transmitida naturalmente pelas nossas famílias, escolas, etc. mesmo que elas não saibam disso.

No campo da Ciência da Informação a ética é responsável por desenvolver no profissional a consciência de que o mesmo precisa realizar bem o seu trabalho e exercer seu papel na sociedade, ou seja, a sua função social. Ela é transmitida a partir do momento que você deixa de ser preocupar apenas com você, com o seu ego, e passa a enxergar o próximo, a ajudá-lo (ser solidário). Nesse sentido a ética é fundamental na sociedade na qual vivemos, pois ela está implícita em todas as nossas ações diárias, sejamos conscientes ou não: sem a ética, o ser humano estaria sem racionalidade, mas ela está associada tanto à nossa razão quanto aos nossos valores e sentimentos. Sem ela não seriamos capazes de distinguir o bem do mal, o certo do errado. Assim a ética visar formar um caráter humano, e propor um modo de existência e convivência com os outros.

Já a moral trata dos costumes, é totalmente cultural, portanto histórica. Como se diz, “há o tempo e os costumes”. Assim, podemos transgredir os costumes. A moral depende muito da cultura e dos costumes do lugar onde vivemos, assim o que é ‘errado’ em um lugar pode não ser ‘errado’ em outro.

A moral é um conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. De modo simplificado, o sujeito moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgredi as regras morais admitidas em uma determinada época ou por um grupo de pessoas. Elas organizam as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal.

Assim, a moral não é um instrumento de subjugação e constrangimento, mas sim de humanização. Ela se traduz na busca do convívio enriquecedor, que torna as pessoas melhores e proporciona a criação de um mundo mais justo. Ela é exterior e anterior ao individuo: há, portanto, a moral constituída, pela qual o comportamento é orientado por meio de normas. A moral define o que é certo e errado, o justo do injusto e anda de mãos dadas com a ética.

Então, entendi que a ética é o princípio e os costumes, a moral, são os instrumentos para atuação desse princípio no mundo. O princípio que rege o trabalho com informação é profundamente ético ― facilitar a comunicação do conhecimento. Sentimentos como compromisso e comprometimento com a profissão e com as pessoas, certamente são instrumentos apropriados para nos apoiar no exercício da profissão.

 

* Aluna do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. Monitoria voluntária do Departamento de Ciência da Informação.

—————

Voltar