Sobre o VuFind, software livre de descoberta e entrega

01/06/2015 15:14

Milton Shintaku*

Diego José Macedo**

 

A tecnologia tem afetado significativamente o processo de produção da informação científica, em todas as suas etapas. Mesmo para disciplinas mais tradicionais, que adotam mais tardiamente as tecnologias, o computador e a internet se faz presente. Com isso, a informação acadêmica digital tem sido apresentada de variados modos, em muitos casos, simplesmente migrado para o formato digital.

Bjork (2005), em seu modelo de comunicação científica, descreve que a informação científica pode ser publicada digitalmente ou não em forma de livros, anais de eventos e artigos, destacando os canais preferenciais de diversas disciplinas. Da mesma forma, o autor relata que essa documentação pode ser depositada em repositórios temáticos ou institucionais, de forma a facilitar o acesso. 

Com isso, muitas universidades têm utilizado ferramentas destinadas para uma desses canais: portais de periódicos para publicar as revistas científicas, portais de eventos para publicação de anais, portais das editoras para comercializar ou distribuir livros, físicos ou eletrônicos e os seus repositórios institucionais. Alia-se a essa variedade de ferramentas e tipos de documentos a quantidade de informação disponível atualmente, cria-se um cenário altamente desafiador aos usuários, tanto na recuperação, quanto na avaliação do que realmente é relevante.

É nesse contexto que se apresentam os sistemas de descoberta e entrega, que integram ferramentas isoladas, de forma a facilitar o acesso à informação. Vaughan (2001) destaca que essas ferramentas possuam a capacidade de conectar mais facilmente os pesquisadores com a vasta quantidade de informação dos repositórios da biblioteca, tornando-se importante nesse cenário, pois é, ou tem capacidade para ser, a evolução que as bibliotecas procuraram por muito tempo. Sutradhar (2014) complementa que é uma tecnologia transformativa que possibilita aos usuários de biblioteca a busca  perfeitamente em uma vasta gama de conteúdo local e remoto, coletado e indexado, recebendo resultados relevantemente ranqueados, em uma interface intuitiva, requerida atualmente pelos usuários.

Dentre as diversas ferramentas disponíveis para implementação de portais de descoberta, apresenta-se o VuFind (https://vufind-org.github.io/vufind/), software livre e de código aberto, desenvolvido e mantido pela biblioteca Falvey Memorial Libray, pertencente a Universidade Villa Nova, Pensilvânia, Estados Unidos, possui uma comunidade bem ativa, com colaboradores comprometidos em sempre prover novas funcionalidades para evolução do software. Essa ferramenta possibilita integrar vários tipos de sistemas, inclusive alguns catálogos online de bibliotecas como o Aleph, Koha, Sophia, entre outros, criando um portal de busca e descoberta para todos os sistemas de disseminação científica da instituição.

O VuFind opera nas seguintes etapas, coleta de metadados, indexação, recuperação, apresentação e interação. Esse fluxo possibilita que integre sistemas existentes de uma instituição, ou mesmo de outras instituições. Assim, de forma sintética:

- Coleta: utiliza diversas formas de coletar metadados dos sistemas, tanto nos padrões de metadados (marc21, marcxml, Dublin Core e etc), quanto nos protocolos (OAI-PHM, Z39.50, etc), integração com diversos catálogos e integração com outros serviços de descoberta (EBSCO, Primo, Summon).

- Indexação: Utiliza ferramentas como SOLR para indexar os metadados coletados, com aspectos mais técnicos, em que todas as palavras se tornam ponto de recuperação. Podem-se criar índices exclusivos para alguns campos, como título e autor.

- Recuperação: a busca se dá tanto por ferramenta de busca simples, como avançada, além da navegação por refinamento das facetas, podendo-se realizar várias configurações na busca e facetas.

- Apresentação: adota a apresentação próxima a catálogos de bibliotecas, mas com possibilidades de integração com ferramentas externas, como o google books, que permite visualizar parte do conteúdo, ou mesmo a capa do livro. São apresentados sugestões de recomendações, bem como documentos relacionados. 

- Interação: Permite iteração social com inserção de comentários, favoritos e Tags; personalização dos formatos de citações para os documentos; compatibilidade com Zotero e outras funcionalidades.

 

Jetty e colaboradores (2011) consideram o VuFind como uma ferramenta para implementar a chamada OPAC 2.0, que integra as facilidades facilidades da Web 2.0, entre outras coisas. Com isso, adota posições para melhorar o atendimento aos usuários, ofertando serviços mais condizentes com as tecnologias vigentes.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) tem dado apoio aos usuários, desenvolvendo materiais de apoio e traduzido à ferramenta. Com isso procura contribuir com a comunidade acadêmica de língua portuguesa na implementação de portais de descoberta, para a atualização tecnológica dos serviços ofertados pelas bibliotecas.

 

Referências

 

BJÖRK, B. C. Scientific communication life-cycle model. 2005. Disponível em: .

JETTY, S. et al. OPAC 2.0: towards the next generation of online librarycatalogues. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF ASIAN SPECIAL LIBRARIES, Tokyo, 2011.

SUTRADHAR, B. One Day National Workshop on Web-Scale Discovery Services: single window access to library e-resources (workshop), 2014.

VAUGHAN, J. Web scale discovery services. Library Technology Reports, v. 47 n.1, January 2011.

 

* Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Email: shintaku@ibict.br.

** Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Católica de Brasilia (UCB). Tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Email: diegomacedo@ibcit.br

—————

Voltar