Sobre os Portais de Periódicos na Web*

20/06/2013 16:55

Gustavo Henrique de Araújo Freire**

Isa Maria Freire**

 

Na sociedade em rede em que vivemos, as tecnologias digitais realizam inúmeras possibilidades de comunicação e troca de informações e conhecimento. No campo da comunicação científica, por exemplo, a internet – rede das redes – oferece incontáveis fontes de comunicação credenciadas para pesquisadores das mais variadas áreas e especialidades.

Weitzel (2006) situa essas ações e iniciativas a partir dos níveis propostos por Subramanyam (1980) para fontes de informação científica, a saber: primárias, que publicam artigos científicos inéditos; secundárias, formadas por coleções de documentos digitais a partir de fontes primárias; e terciárias, produzidas a partir da literatura secundária e constituídas por portais e provedores de dados que facilitam a busca da informação na internet. Dentre essas possibilidades de acesso a fontes de informação científica destacamos, no presente texto, os Portais de Periódicos, uma história que remonta ao início dos anos 1990.¹ Desde então, esse caminho de acesso à produção científica internacional e nacional tornou-se conhecido para os pesquisadores brasileiros. O ritmo da inovação tecnológica trouxe mais inovações, e nesse processo, vinte anos depois, os portais de periódicos eletrônicos científicos nacionais se multiplicaram.

Atualmente, são inúmeros os Portais de Periódicos de acesso livre aos pesquisadores interessados e ao público em geral. Uma busca no Google utilizando registrou 178 mil resultados.² É nesse sentido que Ferreira (2008) entende que o país “está caminhando a passos de gigante para a consolidação da melhor e mais apropriada disseminação e consolidação da ciência aqui produzida”. O futuro chegou com a força da rede. Um número significativo desses portais utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), um software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da Universidade British Columbia no Canadá, para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas, customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Considerando apenas as universidades com Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil, identificamos, em nossa busca, 15 portais de acesso a periódicos científicos. Dentre estes, utilizam a plataforma SEER as universidades:

de São Paulo, no Portal de Revistas; de Brasília, no Diretório de Periódicos Acadêmicos da Biblioteca Central; Federal da Bahia, no Portal de Periódicos do Sistema de Bibliotecas; Federal do Estado do Rio de Janeiro, no Portal de Revistas; Estadual de Londrina, no Portal de Periódicos Científicos; do Estado de Santa Catarina, no Portal de Periódicos; Federal de Santa Catarina, no Periódicos UFSC; Federal Fluminense, no Revistas Eletrônicas; Estadual Paulista de Marília, no Portal de Revistas Eletrônicas; PUC de Campinas, no Portal de Periódicos Científicos; e Federal da Paraíba, no Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos.³ 

Outras universidades com Programas de Pós-Graduação na área de Ciência da Informação disponibilizam portais de acesso a periódicos científicos utilizando outras plataformas tecnológicas. São as universidades:

a Federal do Rio de Janeiro, através do Sistema de Bibliotecas e Informação; a Federal de Minas Gerais, mediante o Sistema de Bibliotecas; a Federal de Pernambuco, com o serviço do Sistema de Bibliotecas; a Fiocruz, mediante acesso a revistas em seu Portal; a Federal do Rio Grande do Sul, vinculado à Pós-Reitoria de Pesquisa.

 

Estatísticas sobre o uso dos portais ainda não estão disponíveis, em sua maioria. Mas as universidades federais de Santa Catarina <https://www.periodicos.ufsc.br/awstats/awstats.pl> e da Paraíba <https://dci.ccsa.ufpb.br/trafego.jpg> já disponibilizam indicadores para o público em geral, e os resultados são animadores. Também o Portal de Periódicos da Capes disponibiliza, em <https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pestatistics&mn=69&smn=77>, seus  dados de acesso.

Os portais de periódicos vieram para ficar e são bem vindos. Nas suas trilhas eletrônicas os pesquisadores podem buscar a informação de que necessitam para o desenvolvimento de suas pesquisas. E o mapa da mina está ao nosso alcance: é só digitar o tema de interesse no campo de busca e clicar.

 

REFERÊNCIAS

 

FERREIRA, Sueli M.S.P. Estruturas contemporâneas de comunicação científica e a organização institucionalEnc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., v.13, n. 26, 2º sem. 2008. Disponível em: <https://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/8347/7684>.

 

SUBRAMANYAM, K. Scientific Literature. In: KENT, A.; LANCOUR, H.; DAILY, J. E. (Ed.). The Encyclopedia of Library and Information ScienceNew York: M. Dekker, 1980.

 

WEITZEL, Simone R. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em Questão, v. 12, n.1, p. 51-71, jan./jun. 2006. Disponível em: <https://www6.ufrgs.br/seeremquestao/ojs/viewarticle.php?id=23&layout=abstract>.

 

 

¹ Leia sobre essa históra em: <https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=historico&mn=69&smn=87>.

² Em 28 abr. 2013.

³ Conforme Lista de portais de periódicos que usam o SEER, disponível no Portal do do Ibict, em: <https://seer.ibict.br/index.php?option=com_content&task=view&id=505&Itemid=144>. Acesso em 30 abr. 2013.

 

 

* Reprodução do Editorial da revista Informação & Sociedade: Estudos, v.23, n.1, 2013.

** Editores da revista Informação & Sociedade: Estudos <https://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies>.

—————

Voltar