SOS Normalização

06/03/2014 07:26

Patrícia Silva*

 

Você já deve ter se perguntado por diversas vezes o por quê da existência de tantas normas acadêmicas da ABNT. É Norma para fazer resumo, é Norma para citar alguém, é Norma para paginar, é Norma para isso, é Norma para aquilo. É verdade, a normalização está presente nas mais variadas áreas do conhecimento, desde as produções técnico-científica, foco de nosso ensaio, até na indústria, nos serviços e no comércio.

Mas você já se questionou: E se não existissem as Normas Acadêmicas? Imagine você ler um artigo científico e se interessar por alguma referência citada nesse documento. Agora imagine simplesmente não existir a fonte dessa citação. Só percebemos a importância das Normas quando essas nos fazem falta.

Assim, é importante entender que a normalização vem como um suporte para oferecer maior credibilidade e promover a sociedade de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos. Nessa perspectiva foi criado o blog SOS NormalizAção, que faz parte do Projeto de Monitoria sobre Metodologia do Trabalho Cientifico (MTC) do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Monitoria de MTC funciona como um meio para preparar aos alunos monitores para a vida docente, com isso o aluno-participante tem um contato direto com o processo de aprendizagem, e vivendo o processo ganha a oportunidade de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A experiência de monitoria é um processo de aprendizado mútuo para docentes e discentes que trabalham no Projeto. 

O blog SOS NormalizAção surge como uma inovação, pois apresenta uma forma diferente e lúdica de desmistificar as temidas Normas da ABNT. Seja pelos links: a) ABNT em 3 minutos, feito no aplicativo Prezi, com o resumo da norma e exemplos, b) Dicas da semana, com um formato mais informal, disponibilizando dicas de formatação c) Dúvidas Aqui, que são vídeos enviados por alunos, juntamente com suas dúvidas, d) Respondendo Suas Dúvidas, com a participação dos professores do DCI que ministram a Disciplina de MTC através das respostas dos vídeos enviados.

A escolha do nome foi pensada na perspectiva de um pedido de socorro universal, bem como na ação de socorrer aquele que necessita, em nosso caso específico, ajudar quem das Normas precisa, seja em nível de Graduação à Pós-Graduação, não importa.

Na elaboração da logomarca a ideia também foi a mesma, auxiliar na questão das métricas entre as margens do papel A4 (papel oficial para construção de trabalhos acadêmicos) e ao mesmo tempo fixar essa imagem através de uma régua que mostra as medidas corretas.

Além do blog SOS Normalização também foi criado uma Fanpage na Rede Social Facebook com o intuito de aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica, não apenas da UFPB. E em aproximadamente 3 meses de criação (SOS Normalização foi disponibilizado em 9 de novembro de 2013) temos 770 “curtidas”, que se transformam em seguidores potenciais do blog espalhados pelo Brasil.

Assim, voltando à pergunta do título, e de acordo com a própria ABNT, “As normas contribuem para a maioria dos aspectos de nossas vidas – embora [...] essa contribuição seja invisível. [Contudo] é quando há uma ausência de normas que sua importância é sentida.”

 

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. Normalização: se não existissem normas. Disponível em:< https://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=961>. Acesso em: 25 fev. 2014.

 

* Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação. Coordenadora do blog SOS Normalização.

—————

Voltar