XII ENANCIB: Políticas de Informação para a Sociedade

05/11/2011 19:13

Danielle Alves de Oliveira*

 

Durante quatro dias, a capital Federal da Brasil sediou o mais importante evento de pesquisa na área da Ciência da Informação do país: o ENANCIB. Tal evento aconteceu de 23 a 26 de outubro do corrente ano e trouxe como tema “Políticas de Informação para a Sociedade”. Foram centenas de inscritos, todos com o propósito de discutir as abordagens contemporâneas na Ciência da Informação e evidenciar que a CI está cada vez mais incutida nas práticas sociais e, por isso, merece ser refletida sob a ótica do exercício da cidadania na sociedade da informação e do conhecimento.

Sabendo da importância de participar de encontros na magnitude do ENANCIB, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB se fez presente através de seus docentes e discentes: foram dezenas de trabalhos apresentados e grande compartilhamento de conhecimentos. Dessa experiência, trouxemos na bagagem o reconhecimento das pesquisas realizadas no nosso PPGCI, como a premiação do artigo da Profª Dra. Bernardina Freire com o trabalho intitulado “SANTUÁRIO DE GENTE: a biblioteca privada de José Simeão Leal”. Além disso, contamos com os professores Carlos Xavier de Azevedo Netto e Guilherme Ataíde Dias como coordenadores do GT 10 – Informação e memória e do GT 8 – Tecnologia e Informação. Além do que, a presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, professora Isa Maria Freire, também faz parte do quadro de docentes do PPGCI da UFPB.

Diante do exposto é necessário enfatizar, também, a participação dos discentes, que não temeram em ousar nos seus trabalhos de pesquisas, evidenciando, assim, a multiplicidade das vertentes que a Ciência da Informação pode alcançar na contemporaneidade. Além do mais, o espaço social e midiático do ENANCIB vem para contribuir com pesquisas que ainda estão em andamento, uma vez que propicia a oportunidade de diálogo com os principais pesquisadores da área. 

Sem dúvida o evento superou as expectativas: são mais de 3.600 páginas de Anais, segundo o Coordenador da Comissão Organizadora, professor Jorge Fernandes, da Universidade de Brasília. Além disso, o XII ENANCIB mostrou ser um espaço importante de socialização da informação que vem para somar esforços na busca acentuada pela consolidação desta ciência, que dia-a-dia se configura como essencial na sociedade contemporânea.

Assim, espero ter a oportunidade de participar das próximas edições do ENANCIB, tendo a honra de compartilhar mais uma vez o projeto de pesquisa que venho desenvolvendo, com tanto afinco, no PPGCI da UFPB.

 

 

* Licenciada em História. Bacharel em Arquivologia. Mestranda em Ciência da Informação pela UFPB. Bolsista Capes.

—————

Voltar