Aos 54 anos, BCZM da UFRN faz a diferença

05/07/2013 13:16

Williane Silva*

Ao completar 54 anos de serviços prestados à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em maio deste ano, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) foi saudada com carinho e reconhecimento pelos profissionais da casa, visitantes e gestores da administração central da Universidade.

Em confraternização organizada pela direção da biblioteca, esse patrimônio potiguar que abriga mais de 320 mil obras, entre títulos, periódicos e documentos especiais, foi elogiado pelos participantes do evento e acolheu o reconhecimento da reitora da Universidade, Ângela Paiva Cruz.

Segundo a reitora, um dos critérios para a boa avaliação dos cursos da UFRN é a qualidade da biblioteca que a instituição dispõe. “O sucesso nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) se deve, também, ao acervo que melhorou bastante, inclusive, o processo de compra dos livros que foi modernizado”, disse textualmente Ângela Paiva Cruz.

A comemoração no auditório da BCZM constou de palestras sobre o tema trabalho, pela diretora da BCZM, Ana Cristina Cavalcanti Tinôco, que na ocasião apresentou o novo símbolo do Sistema de Bibliotecas da UFRN (SISBI). 

Além da vice-diretora da BCZM, Magnólia de Carvalho Andrade, dos palestrantes, funcionários e bolsistas que trabalham na Biblioteca, prestigiaram a cerimônia a diretora da Editora da UFRN (EDUFRN), Margarida Dias, o pró-reitor de Administração, João Batista Bezerra e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Herculano Campos. Um momento de emoção foi a presença dos familiares de Zila Mamede, bibliotecária paraibana fundadora do Serviço Central de Biblioteca (SCB/UFRN), patrona da atual biblioteca.

A Biblioteca Zila Mamede foi criada a partir desse serviço, em 2 de maio de 1959. Hoje, possui um acervo com mais de 320 mil exemplares, entre livros, folhetos, teses, dissertações, periódicos, filmes e áudio. Com a implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFRN, em 2006, toda a produção científica dos programas de pós-graduação passaram a integrar a BDTD Nacional e a Networked Digital Library os Theses and Dissertation (NDLTD), sendo estas coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Virginia Tech University.

A BCZM atua, também, em parceria com a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), para tratar da acessibilidade. Nessa perspectiva, a Biblioteca possui rampas de acesso, vagas exclusivas nos estacionamentos, piso tátil, uma coleção de livros em, além de equipamentos especiais, como bengala, computadores, scanner, e lupa.

* Jornalista da ASCOM-Reitoria/UFRN.

—————

Voltar