Bodas de Papel De olho na CI

01/09/2011 16:36

Isa Maria Freire*

Maria Giovanna Guedes Farias**

 

O casamento entre o Blog De olho na CI e seu público leitor comemorou no mês de agosto Bodas de Papel ― relacionamento de um ano. Nesse período, tornou-se um disseminador de informações selecionadas de acordo com os interesses dos profissionais da Ciência da Informação.

A ideia de criação do Blog foi inspiração da profa. Isa Freire, que inseriu o De olho na CI no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq. Criado para comunicação da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) com seu público-alvo, o Blog objetiva disseminar informações relevantes para profissionais da área de Ciência da Informação – Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação.

Com cerca de 3 mil visitantes únicos mensais e 90 mil páginas visitadas nos últimos três meses, De olho na CI reúne os mais diversos assuntos atuais e diversificados. Há várias fontes utilizadas pelo Blog, a exemplo das listas de discussão do Prof. Dr. Guilherme Ataíde Dias, da Profa. Beth Baltar, da Ancib, do Edicic, bem como os sites governamentais, as redes sociais e pessoais.

O Livro de visitas oferece um panorama de como esta sendo a aceitação do Blog por alguns dos seus usuários. Estes são alguns dos comentários:

“Parabéns pela iniciativa! Esse blog é um verdadeiro instrumento para atualização dos profissionais da informação!”

“Vocês estão de parabéns, por divulgar informações da nossa área nacional e internacional, já está em meus favoritos.”

“Parabéns pela iniciativa, nós em Portugal deveríamos seguir este exemplo.
Obrigada pela ajuda que nos estão a dar.”

“Parabéns a equipe pelo Blog, creio que iniciativa como esta viabiliza o acesso a informação, a todo cidadão, no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação.”

Esses relatos mostram que o Blog está se tornando um meio auxiliar na disseminação de eventos e assuntos de interesse para os profissionais da informação.

Vida longa ao De olho na CI!

 

 

* Professora e pesquisadora do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

**Doutoranda em Ciência da Informação do PPGCI-UFBA. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Jornalista. Primeira editora do Blog de olho na CI.

—————

Voltar