De olho na CI: presença no XIII ENANCIB

16/03/2013 23:10

Maurício Pereira da Costa Junior*

Pablo Matias Bandeira**

 

 

Foram as atividades desenvolvidas no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi pelos integrantes da Equipe editorial do De olho na CI1, Maurício Pereira da Costa Junior e Pablo Matias Bandeira, levaram até o Rio de Janeiro, cidade onde foi sediado o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIII ENANCIB), realizado no Centro de Convenções Sul América. O evento teve início no dia 28 e se encerrou no dia 31 de outubro de 2012.

A equipe teve a tarefa de transmitir as apresentações orais dos trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalhos (GTs) do evento, assim como, entrevistar participantes do evento (pesquisadores, professores, alunos), que se disponibilizaram para contribuir sobre variados assuntos pertinentes à Ciência da Informação.

 

TRANSMISSÕES ONLINE

O bolsista PIBIC Maurício Pereira da Costa Junior ficou responsável pelas transmissões online dos trabalhos apresentados no evento, apresentações estas que começaram no dia 29 de outubro.

A primeira transmissão foi realizada entre 14h e 17h (horário de Brasília) do dia 29/10/12. O trabalho apresentado é intitulado: Cartas Natalinas: confissões de si, memórias do eu, das autoras Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira e Brenda Alves de Andrade. Apresentação: Brenda Alves de Oliveira.

A segunda transmissão foi realizada entre 09h e 12h (horário de Brasília) do dia 30/10/12. O trabalho apresentado é intitulado: Coleções da EDUFRN: documentos e lugares de memória da divulgação científica da editora universitária da UFRN, da autoras Francisca Sirleide Pereira e Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira. Apresentação: Francisca Sirleide Pereira.

A terceira transmissão foi interrompida devido a problemas no servidor onde é hospedado e que fornece o serviço de transmissão online das apresentações, que seria transmitido entre 9h e 12h (horário de Brasília) do dia 31/10/12. O trabalho apresentado é intitulado: Caracterização das ações de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi, da autora Isa Maria Freire. Apresentação: Isa Maria Freire. A transmissão foi gravada e será disponibilizada após as edições necessárias para a postagem.

 

COBERTURA

Tivemos a imensa oportunidade de cobrir alguns momentos significativos do evento. Inicialmente a, tão esperada, conferência de abertura da Profa. Judith Sutz da Universidad de La Republica – Uruguai, cuja apresentação tratar-se-ia de vários temas, como a inclusão social, expansão do conhecimento e com certa ênfase, o grande papel da inovação em saúde.

Em seguida, em entrevista, conhecemos um pouco da trajetória da Profa. Vania Maria Rodrigues Hermes de Araújo, que tão solenemente nos permitiu conhecer como começou sua carreira na área da informação e o caminho da vida profissional como pesquisadora. Entrevistamos a Profa. Brasilina Passarelli, que também compartilhou conosco sua trajetória profissional e acadêmica, com temas específicos como o Projeto que coordena na USP, Escola do Futuro, cujo objetivo contempla pesquisas quantitativas e qualitativas sobre populações no âmbito do Observatório da Cultura Digital, com metodologia da netnografia e da etnografia virtual. Por fim, entrevistamos o jovem e promissor Márcio Bezerra da Silva, que atualmente é doutorando da UFBA em Ciência da Informação e professor da UnB.

Muitas pesquisas importantes foram apresentadas nesse XIII ENANCIB, como se pode ver nos Anais Digitais, publicados, por Grupo de Trabalho, em .

Contudo, para nós, o mais importante foi estarmos presente e compartilhar as histórias de tantos pesquisadores de renome na área, viver essa experiência tanto pessoal e quanto profissionalmente. Por isso mesmo, mais do que honrados sentimo-nos privilegiados por termos participado como repórteres De olho na CI.

E já estamos nos preparando para o XIV ENANCIB – Floripa, aqui vamos nós!

 

* Graduando em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Editor-Adjunto do Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais LTi.

** Graduando do Curso de Biblioteconomia pela UFPB. Bolsista PIBIC/CNPq.

1 - Editores: Gustavo Henrique de Araujo Freire, Isa Maria Freire, Vania Maria Rodrigues Hermes de Araujo. Disponível em: https://www.deolhonaci.com/sobre-nos/

 

 

—————

Voltar