De olho no IX EDICIC

01/06/2011 23:09

Isa Maria Freire*

 

Aqui em Marília a temperatura média está em torno de 15o C, mas no IX EDICIC o clima está bem mais quente!

 

O evento tem como tema geral “Pesquisa e ensino na Área de Ciência da Informação: ética e responsabilidade social” e recebe pesquisadores do Brasil, da Iberoamérica e Caribe ― Henriette Ferreira Gomes (UFBA), Virginia Bentes (UFC), Nair Kobashi (SP), Francisco das Chagas de Souza (UFSC), Clóvis Ricardo Montenegro de Lima (IBICT), José Carlos Garcia Zorita (Espanha), José Antonio Frias Montoya (Editor da lista EDICIC), Paola Picco Gómez (Uruguai), entre outros.

 

No dia, 30 de maio, pela manhã, a professora Toni Samek, da School of Library and Information Studies & Fellow e do Centre for Global Citizenship Education and Research da Universidade de Alberta (Canadá), proferiu a conferência de abertura, abordando o tema “Ética e Responsabilidade Social no âmbito da Ciência da Informação”.

 

Não pude assistir à conferência de abertura, pois estava no périplo dos aeroportos a caminho de Marília, porém a organização do evento disponibilizou uma cópia impressa e traduzida do trabalho, que li e considerei magistral. A abordagem, crítica e lúcida, os conceitos, atuais e variados (são 42 referências, a maioria disponível na web), as histórias ― tudo leva a crer que teremos um texto relevante para os estudos de ética e responsabilidade social na área, tão logo seja publicado pela Revista BJIS (Brazilian Journal of Information Science www.bjis.unesp.br/).

 

As sessões de comunicações de trabalhos ocupam sete salas no campus de Marília, que sedia o evento, e ainda ontem à tarde participei da sessão com o subtema “Responsabilidade social: relação entre a área da Ciência da Informação e os diferentes segmentos sociais”, onde apresentei o trabalho “Responsabilidade social da CI na inclusão de comunidades na Sociedade da Informação”, em co-autoria com Maria Giovanna Guedes Farias.

 

Ontem (31 de maio), pela manhã, participei, como Presidente da ANCIB, de mesa-redonda sobre o tema “Pesquisa e Ensino em Ciência da Informação: ética e responsabilidade social na Iberoamerica”, com a participação dos professores Oswaldo Francisco de Almeida Junior (ABECIN) e Marta Lígia Pomim Valentim (EDICIC), com coordenação da professora Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti (UNESP/Marília). O trabalho foi extremamente produtivo e teve ampla receptividade da plateia, que participou com questionamentos, comentários e histórias de vida. Agora à tarde, está sendo realizada nova rodada de comunicações.

 

Hoje (1 de junho), haverá um painel (pela manhã) com o tema “Perspectivas da Área de Ciência da Informação, com a participação dos professores Maria Teresa Múnera Torres (Colômbia), Maria Gladys Ceretta Soria (Uruguai) e Maria Luisa Lascurain Sánchez (Espanha). E à tarde, depois de uma sessão abreviada de comunicações, teremos a conferência de encerramento a ser proferida pelo professor Emir Suaiden, Diretor do IBICT, sobre o tema “Responsabilidade Social e Informacional no âmbito do Brasil”.

 

Certamente todos que participam deste IX EDICIC estão imbuídos do valor social, cultural e epistemológico dos conceitos de Ética e Responsabilidade Social para a área de CI. E daqui sairão conscientes de que cabe a cada um transformar em realidade ― no cotidiano de nossas vidas pessoais e profissionais ―  os temas aqui discutidos. Para mim, trata-se de um evento alentador, que poderá se traduzir realmente em novas formas de pensar, sentir e agir no campo da Ciência da Informação, para que o tesouro de conhecimentos da humanidade seja disseminado e compartilhado com todos que dele precisam ou vierem a precisar. Informação para todos, indistintamente, democraticamente, parece, cada vez mais um sonho paoível de se tornar realidade. Depende de nós.

 

 

* Professora e pesquisadora do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Repórter especial (com muita honra!) do blog De Olho na CI.

—————

Voltar