Dez Anos de SBRT

12/11/2012 14:34

Vania M. R. Hermes de Araujo*

 

Dez anos de SBRT!... Dez anos de trabalho árduo, de construção, de sucesso.

 

A um comentário feito por um participante de uma das mesas da festa de celebração desses dez anos de que “poucos projetos, no Brasil, atingem essa idade, esse tempo de vida”, a história da informação tecnológica no País passa diante de meus olhos...

 

Tudo teve seu início no final dos anos 1960, mais especificamente em 1968, com a criação do CIT – Centro de Informações Tecnológicas, no Instituto Nacional de Tecnologia, em colaboração com a Confederação Nacional da Indústria e com o CEBRAE, ainda com C...

 

Nesse período, e no âmbito do Sistema Nacional de Informação em Ciência e Tecnologia, diversas outras ações florescem. A informação tecnológica desponta em instituições de pesquisa e em empresas como CETEC\MG, USIMINAS\MG, CEPED\Ba, entre outras. Logo após, surgem os Disque-Tecnologia em Universidades como USP e UnB.

 

Apesar de bem - e muito bem sucedidos! - alguns desses projetos morrem e outros amornam.

 

Na década de 1980 surge o PADCT, programa governamental de apoio ao desenvolvimento da C&T no País. Reforça e amplia as estruturas informacionais do País com o fomento à formação e capacitação de recursos humanos e a criação e o fortalecimento de Núcleos de Informação especializados, setoriais e regionais.  A área renova-se com força crescente.

 

Uma vez mais: grande sucesso e arrefecimento!... O que faltava para consolidar essas ações, tão vitais para o desenvolvimento do País? Ações tão demandadas por seu setor produtivo e tão bem recebidas por ele, em especial as voltadas para as PMEs, tão carentes? Por que não conseguiam ter uma longa e plena vida?

 

Um novo esforço, em 1995, agora o SENAI, em conjunto com a CNI e a UNESCO, de transformar informação e conhecimento, ou seja, Tecnologia, no fator de produção em que ele se tornara nessa nova Sociedade, conhecimento intensiva. Novamente: grande sucesso e, também, morte em torno de cinco anos!...

 

Surge, então, em 2002, uma iniciativa de Governo que busca fortalecer uma vez mais o setor. Distintas instituições de diferentes perfis com um sólido histórico na área da informação tecnológica unem-se para elaborar um projeto que as permitisse trabalhar juntas em uma rede de colaboração efetiva.

 

Os dois primeiros anos do projeto — e aqui, a meu ver, reside grande parte de sua força — são dedicados à consolidação das relações de trabalho interinstitucionais, à criação de laços de confiança e à criação de metodologias de ação conjunta e de governança da Rede que se formava. Uma nova forma de agir se criara. O conhecimento técnico desenvolvido ao longo dos anos nas instituições e em seus profissionais, os investimentos previamente feitos eram resgatados. A força do trabalho cooperativo, de soma, de construção de novos modelos de relação profissional, em rede, consolida-se: o SBRT.

 

Hoje — com seu corpo técnico altamente capacitado e motivado, com sua linguagem adequada a sua clientela, com a universalidade de seu acesso e o apoio crescente das instituições mantenedoras e das instituições que o abrigam, com suas respostas a questões técnicas e seu Banco de Conhecimento, que dá acesso imediato, sem fronteiras e barreiras, a cerca de 38.000 respostas técnicas prontas atualizadas, respostas referenciais e dossiês técnicos —, o SBRT consolida-se como um dos principais projetos de apoio aos empreendedores e às PME do Brasil, tão importantes para seu processo de desenvolvimento.

 

Seu sucesso, sua solidez, os fortes laços de confiança desenvolvidos ao longo desses dez anos, a certeza da força política da soma, ação colaborativa saem hoje desta celebração reconhecidos e fortalecidos.

 

Parabéns a todos nós e a todas as instituições que participaram de sua construção e,

 

 Longa Vida ao SBRT!!

 

 

 

* Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Diretora da Hermes Consultoria em I&C. Consultora do SBRT.

 

SBRT – Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas <https://sbrt.ibict.br/>

 

—————

Voltar