Google traça 500 anos de evolução das palavras

14/01/2011 22:42

Uma nova ferramenta oferecida pelo Google possibilita verificar o uso de determinadas palavras ou expressões nos últimos 500 anos. Batizado de Books Ngram Viewer (www.ngrams.googlelabs.com), o programa tem a capacidade de executar uma busca de palavras-chaves (um ou mais termos) nos 5,2 milhões de livros já digitalizados pelo Google.

O total forma um campo de pesquisa de 500 bilhões de palavras contidas em obras publicadas entre 1500 e 2008 em inglês, francês, espanhol, alemão, chinês e russo. O resultado da busca aparece em uma linha cronológica que exibirá a taxa de incidência da palavra buscada nos últimos cinco séculos.
Apresenta ainda um atalho para livros que têm nos títulos as palavras ou expressões procuradas. O recurso é uma forma de identificar, de forma quantitativa, o uso da linguagem, ideias e conceitos ao longo do tempo.
Segundo os especialistas, a ferramenta abre uma nova janela na história das ciências humanas. "O objetivo é dar a crianças de oito anos a capacidade de ver tendências culturais ao longo da história, da forma como foram registradas nos livros", diz Erez Lieberman Aiden, pesquisador da Universidade de Harvard.

Fonte: Folha de São Paulo

—————

Voltar