II EUSEER – inesquecível!

16/07/2012 19:08

Pablo Matias Bandeira*

Maurício Pereira da Costa Junior**

 

Durante três dias, a capital Federal do Brasil sediou o II Encontro Nacional de Usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. O evento aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de junho do ano em curso. Seu objetivo foi “promover o intercâmbio de informações e experiências entre os usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, fortalecendo o uso da tecnologia e a produção de periódicos técnicos e científicos, assim como capacitando e verificando as possibilidades de novos serviços oferecidos pelo sistema”.

O evento direcionava-se a usuários do SEER, revisores, editores e equipes editoriais de revistas e outros interessados na editoração de periódicos eletrônicos. O grande diferencial do evento foi a capacitação profissional, com ênfase em troca de experiências e criação de relações interpessoais de trabalho. Sem dúvida o evento superou as expectativas: foram apresentados cerca de 30 periódicos usuários da plataforma SEER.

Tivemos a felicidade de apreciar as apresentações das professoras: Maria Carmen Romcy de Carvalho (IBICT), Sely Maria de Souza Costa (UnB) e Denise Bomtempo Birche de Carvalho (UnB) tratando sobre como se ter um periódico científico de qualidade para a pesquisa científica e as politicas institucionais que envolvem os mesmo. Ficou claro, nesse momento, que a produção científica depende de um contexto e que a instituição, na maior parte, desempenha o papel do local onde o conhecimento é produzido com qualidade, ou seja, o local social de certificação do conhecimento.

Ficou notória a responsabilidade social que os as revistas eletrônicas desempenham na sociedade. Embora se questione muito o crescimento da informação na web, se o impresso e os métodos tradicionais serão substituídos ou não, o fato é que a busca, o uso e a aplicação da informação em nossas vidas cresce e a multiplicação das fontes digitais de informação prossegue. É oportuno lembrar que o periódico científico eletrônico é um meio universalmente aceito na sociedade pós-moderna, pois o mesmo é responsável pela comunicação formal dos resultados de pesquisas da comunidade científica, além de preservar e perpetuar um determinado conhecimento.

Não podemos deixar de lembrar, da ilustre presença do criador e desenvolvedor do Open Journal Systems, o palestrante John Willinsky (PKP, Stanford University, USA), que nos trouxe respostas a determinados anseios da comunidade científica sobre o OJS/SEER, e ainda sobre um novo produto editorial, o Open Monograph Press, que tão logo será concebido, o qual ele descreve como uma tecnologia que estabelece um espaço de trabalho online para monografias de publicação e volumes editados, e as edições acadêmicas, levando-se em conta os padrões de fluxo de trabalho editorial dos softwares do PKP.

Sabendo da importância de participar do II EUSEER, tivemos a honra de apresentar, na Sessão “Meu Pôster em um Minuto”, Coordenada pela Dra. Sely Maria de Souza Costa (UnB), a revista “Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia” (PBCIB), periódico usuário do SEER desde 2006 sob o registro ISSN: 1981-0695, que teve vida útil no Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (Ibict) até 2008, quando em 2009 foi transferida para o Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A revista é publicada pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) Informação e Inclusão Social.

Ademais, vivemos um rico e proveitoso encontro com os grandes editores usuários do OJS/SEER, além de poder compartilhar e trocar experiências no uso dessa tão completa e complexa ferramenta de editoração de periódicos científicos.

 

 

* Graduando dos cursos de História e Arquivologia pela UFPB.

** Graduando do curso de Biblioteconomia pela UFPB. Bolsista PIBIC do CNPq.

 

—————

Voltar