Jornal da UFRN nas bancas de revistas: acesso à informação institucional

23/07/2012 23:20

Sirleide Pereira*

 

Treze anos depois de criada para coletar, organizar, divulgar e distribuir a informação institucional e científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Agência de Comunicação da UFRN (AGECOM), avança em sua estrutura organizacional e estratégias de trabalho. De olho no futuro dos meios/suportes, mas focada nas necessidades informacionais do leitor, a Agencia de Comunicação ampliou a circulação da informação produzida pela Universidade sobre a própria instituição. Isso, tanto para os veículos eletrônicos como para a mídia impressa.

Das 500 pessoas que recebiam, diariamente, o Boletim Eletrônico da UFRN, agora são mais de 40 mil internautas. E desde julho deste ano qualquer cidadão comum tem oJornal da UFRN gratuito, à mão. É só pegá-lo nas bancas de revistas dos bairros adjacentes ao Campus da UFRN e nas livrarias da capital.

Esse avanço da AGECOM exigiu-lhe melhores condições de trabalho. Desde o primeiro semestre deste ano, a Agência conta com mais bolsistas dos cursos de Comunicação Social no atendimento às demandas de informação geradas pela Universidade, mais espaço físico e equipamentos. O Boletim Eletrônico da UFRN ganhou, então, mais uma edição. Agora, são duas por dia. Uma circulando pela manhã e outra, à tarde. A mídia impressa, Jornal da UFRN, em circulação há mais de 12 anos, teve sua distribuição expandida para fora da instituição.

Com essa ampliação da circulação dos meios de comunicação sobre a UFRN o cidadão tem o seu direito à informação, garantido no art. 5º da Constituição Brasileira, respeitado. São mudanças que refletem o planejamento estratégico da Superintendência de Comunicação (COMUNICA), para a área de comunicação da UFRN no período 2011-2015.

Aproximadamente, 45 mil pessoas circulam diariamente no Campus da UFRN, entre professores, alunos, pesquisadores, visitantes, gestores e mais o público externo que usa os serviços de extensão. Por isso, o desafio de quem está à frente da gestão da produção, divulgação e distribuição da informação. Saber o que se passa, o que está para acontecer, as principais decisões administrativas, ajuda a organizar esse fluxo de pessoas, facilita os processos internos de gestão.

Para dar conta desse volume de notícias e atender a um direito básico do cidadão, que é o direito à informação, garantido no Art. 5º, do Cap. I da Constituição Brasileira, a AGECOM teve de se reinventar este ano. Ampliou a distribuição dos meios/suportes de informação, a amplitude da circulação da informação. Os três mil exemplares do Jornal da UFRN são distribuídos, também, em pontos da cidade. E a comunidade acadêmica e o cidadão comum têm acesso a informação sobre a UFRN.

Assim, em julho deste ano, a principal mídia impressa da Universidade ultrapassou os limites geográficos do Campus e desembarcou nas bancas de revistas e às livrarias da capital. “Nos próximos meses, uma estratégia logística ampliará, mais ainda, essa circulação do Jornal da UFRN. Queremos estar presente em todos os bairros desta cidade, pois na UFRN temos pessoas de todos os cantos dessa capital”, adianta Francisco Duarte, diretor da AGECOM.

 

* Jornalista da UFRN. Mestre em Ciência da Informação pela UFPB.

—————

Voltar