Lembrando o I SBEI – I Simpósio de Ética da Informação

23/04/2011 09:10

No âmbito da disciplina Ética da Informação, no curso de Arquivologia da UFPB (semestre 2011.1), foi solicitado aos alunos que visitassem a seção Ensaios do blog De Olho na CI, lessem o ensaio A ética da informação e os dilemas do dia a dia, de Sirleide Pereira, e produzissem um comentário sobre o texto. O melhor comentário, de Adeilton Alves Calixto, foi selecionado para publicação no mesmo espaço. Parabéns, Adeilton!

 

COMENTÁRIO A RESPEITO DO TEXTO:

 

PEREIRA, Sirleide. A ética da informação e os dilemas do dia a dia. Disponível em:<pbcib.webnod.com.br>.acesso: 06 de abr. 2011.

 

O texto em questão nos apresenta os dilemas existentes, em nossa e nas demais sociedades contemporâneas. Problemas que infelizmente nos rodeiam e fazem parte do nosso cotidiano. Situações essas, provocadas pela própria humanidade. Como por exemplo: a fome, a pobreza, o desmatamento desenfreado, a violência urbana, a falta de escrúpulos dentro dos meios tecnológicos e de comunicação, entre outros. Que destroem os valores e degeneram a condição que todo ser humano tem, por direito, que é a de viver com dignidade.

Preocupados com à proporção que tal fenômeno alcançou no mundo, e entendendo que tais dilemas existem por falta da ética ou pra ser mais claro, ética da informação, um grupo de profissionais, entre eles, pensadores, professores, alunos e pesquisadores, de varias partes do mundo, se uniram para a realização do primeiro evento, com esse tema. O I Seminário Brasileiro de Ética da Informação (I SBEI), realizado pelo Programa de pós graduação em Ciência da Informação da UFPB, na cidade de João Pessoa. Assim, sendo dado o primeiro passo para a tentativa de uma solução para tais dilemas.

Nos dois dias de realização do evento, entre palestras e discussões bastante construtivas, os participantes chegaram a um consenso a respeito da imensa responsabilidade da ética na sociedade mundial. A ética é essencial para a construção de uma sociedade digna, por isso, ela é quesito obrigatório em todos os meios, quer seja cultural, cientifico, social ou ecológico. Em cada cultura distinta, em cada povo, em cada nação. E que a sua ausência acarreta problemas na proporção dos que existem no mundo atual.

Por fim, acredito que precisamos de mais encontros desse nível, para que as discussões e soluções nele externada possam no mínimo acordar o homem, fazendo-o, assim, entender que necessitamos de um convívio melhor, uns com os outros, sem desrespeito e sem descaso. E espero que esse encontro, seja, verdadeiramente, o passo inicial para elaboração de novos eventos com esse tema. E que não fique apenas no discurso de quem prometeu dar-lhe continuidade. Pois precisamos de eventos desse nível para, que possamos um dia viver em um mundo mais humano.

—————

Voltar