O CBBD na Ilha da Magia

12/08/2013 09:12

Francisco Welton Rios *

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos **

 

A cidade de Florianópolis é nacionalmente e internacionalmente conhecida como a “Ilha da Magia”. E foi nesse espírito que a Biblioteconomia e a Ciência da Informação brasileiras estiveram reunidas, durante o período de 07 a 10 de julho de 2013, para o mais importante evento profissional da área, o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD).

Na sua 25ª edição, o evento teve como finalidade oferecer oportunidades para apresentação e exposição de experiências, práticas e difusão da produção técnico-científica relativas a bibliotecas, centros de informação e documentação, unidades de informação, ensino, estudo e pesquisas.

Em torno do tema “Bibliotecas, Informação, Usuários: abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação”, aconteceram mesas-redondas, com debates e reflexões relevantes, com a participação de destacados profissionais e pesquisadores das áreas envolvidas no evento. Além disso, pudemos compartilhar com nossos colegas interessantes relatos de experiências e leituras de artigos científicos com resultados de estudos e pesquisas, que nos proporcionaram enriquecimento intelectual e possibilidades de educação continuada.

Outro fator que merece destaque no CBBD 2013, foi a presença nordestina, com trabalhos premiados nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, nas duas categorias de trabalhos do evento. Na categoria Melhor Artigo Científico, dois trabalhos alcançaram a mesma pontuação e consequentemente, receberam o prêmio. Foi premiado “A mandala das virtudes da Biblioteconomia: relato de pesquisa", de autoria de Isa Maria Freire, Alba Lígia de Almeida Silva e Geysa Flávia de Lima (professoras da UFPB). Esta pesquisa abordou as virtudes na perspectiva de Comte-Sponville (1999), como base para o desenvolvimento das atividades político-pedagógicas para elaboração da Mandala das Virtudes da Biblioteconomia, elaborada a partir de dez virtudes escolhidas por alunos da disciplina “Ética da Informação” no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba como as mais representativas da práxis bibliotecária e, por extensão, do campo da Biblioteconomia. As virtudes da Mandala da Biblioteconomia são: coragemtolerânciahumildadejustiçahumor e amor. O outro artigo premiado nessa categoria, foi “A Biblioteca Pública e a Infoinclusão: democratização da informação para usuários idosos”, de autoria de Fabíola Maria Pereira Bezerra, bibliotecária da Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste trabalho, a autora aborda as bibliotecas públicas em Portugal e sua relação com os usuários idosos, revisando seu papel socioinformacional, baseado nos princípios universais decretados pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO).

Já na categoria Melhor Relato de Experiência, o trabalho vencedor foi "Disseminando práticas e saberes a partir da Ciência da Informação: relato de experiência do periódico Perspectivas em Gestão & Conhecimento", de autoria de Luciana Ferreira da Costa, Emeide Nóbrega Duarte, Jorge Gomes (professores da UFPB) e Alan Curcino (professor da UFAL). O estudo tratou de caracterizar a experiência exitosa do processo editorial do periódico eletrônico Perspectivas em Gestão & Conhecimento, publicado no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante a programação e diante das diversas atividades oferecidas, pudemos perceber porque o CBBD é o maior evento científico e profissional nacional nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, tanto pelo número de participantes e quanto pela quantidade e qualidade de trabalhos científicos e técnicos apresentados e tecnologias da informação expostas.

Assim, parabenizamos a organização do evento, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) pela primorosa e produtiva edição do XXV CBBD. E, nesse sentido, certamente estamos fazendo eco às congratulações das centenas de companheiros que estiveram na Ilha da Magia, para compartilhar e apreender.

 

* Bibliotecário da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Pesquisa Científica.

** Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará. Mestrando em Ciência da Informação (UFPB). Editor do blog De olho na CI.

—————

Voltar