Olhar Arquivístico

01/12/2012 15:45

João Paulo Silva de Souza*

 

Com jeito tímido, mas com forte projeção para galgar um caminho brilhante de reconhecimento, o Olhar Arquivístico <https://olhararquivistico.blogspot.com.br/> completou um ano e dois meses de sua primeira publicação para comunidade informatizada.

 

Foi em 22 de setembro de 2011 que nasceu um olhar diferenciado no mundo acadêmico-social-arquivístico, se assim posso me referir, com a missão de garimpar informações entre variados blogs e sites, primando sempre pela disseminação ao público em geral. Nasceu uma interface de comunicação entre o blogueiro e o leitor, para o melhoramento e aproveitamento das bases informativas postadas quase que diariamente.

 

Disponibilizei ao leitor o contador de visualizações do Clustr Maps, que é um contador de acessos de visitantes únicos distribuídos por todo o mundo. Também instalei os App´s de acesso rápido via Smartphones do tipo Java, iOS e Android, para uma melhor interação no mundo tecnológico que vivemos. As informações disponibilizadas na rede mundial de computadores estão em rápida transformação e se não acompanho essa velocidade o blog pode ficar obsoleto com passar dos dias. Por isso, penso sempre na recuperação da informação e disponibilizo o máximo possível para o aproveitamento por cada pessoa que visita o blog.

 

No decorrer deste ano, o Olhar Arquivístico concorreu ao prêmio Top Blog 2012 com vários outros blogs na categoria: Noticias e Cotidiano. O prêmio é promovido pelo Portal Top Blog Brasil, e assim, com ajuda dos visitantes (leitores e seguidores) consegui projetar o Olhar Arquivístico entre os 100 melhores blogs do ano.

 

Recentemente, apresentei toda a estrutura do Olhar Arquivístico na disciplina  Ética da Informação, ministrada pela Profa. Dra. Isa Maria Freire no curso de Arquivologia da UFPB, e obtive uma boa recepção por parte dos meus colegas na Turma 2011.2. Nessa oportunidade, fui convidado para ingressar no LTi (Laboratórios de Tecnologias Intelectuais) do Departamento de Ciência da Informação, uma rede de projetos coordenada pela profa. Isa (veja em <https://dci.ccsa.ufpb.br/lti>. Logo depois fui selecionado como Monitor no Projeto de Monitoria do DCI, onde estou coordenando a equipe de produção do blog <sosnormalização>, como apoio à disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

 

O blog Olhar Arquivístico representou uma etapa importante na minha vida acadêmica, quando usei a virtude da coragem para navegar na web como autor. Pretendo me dedicar com afinco, durante minha graduação, para que este projeto permaneça e se desenvolva constantemente, tornando-se referência para academia.

 

Bem, esta experiência já está sendo transportada para monitoria do Departamento de Ciência da Informação. Depois conto mais.

 

 

 

* Graduando do Curso de Arquivologia da UFPB. Editor do blog Olhar Arquivístico. Monitor do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Coordenador da Equipe de mídias digitais. 

—————

Voltar