Perspectiva do CBBD: visão universitária

09/09/2011 21:48

José Carlos Nóbrega do Nascimento Júnior*

Maurício Pereira da Costa Junior**

Pablo Matias Bandeira***

 

Durante quatro dias, Maceió foi a capital da Biblioteconomia, sediando a 24ª edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, no belíssimo Centro Cultural e de Exposições de Maceió Ruth Cardoso, abrigando 1.200 congressistas, onde destacamos a participação dos alunos bolsistas de projetos vinculados ao Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi), autores deste Ensaio.

Todas as expectativas do evento tiveram êxito, que foram: revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento, contemplando Sessões plenárias com palestras e conferências pela manhã; Sessões temáticas e Mesas redondas pela tarde, que deram oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso.

O evento proporcionou espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área. Temas fundamentais para diversas áreas foram apresentados, tais como a Biblioteconomia, os sistemas de informação, a multiculturalidade, inclusão social e digital.

Foi de grande contribuição para nossa vida acadêmica participar de um evento como este. Tivemos a oportunidade única de estar entre grandes profissionais uma vez que encontramos bibliotecários de diversas instituições, compartilhando toda parte prática desenvolvida pelos mesmos em seus determinados locais de trabalhos, renomados nomes da Ciência da Informação, os quais apreciamos na literatura, e uma poderosa indústria da informação ofertando diversos produtos para o mercado bibliotecário.

Tivemos a apresentação oral ao GT3 - Políticas de Informação, Multiculturalidade e Identidade Cultural, do Graduando José Carlos Nóbrega do Nascimento Júnior, bolsista PIBIC/CNPq/UFPB, vinculado ao LTi, com o trabalho Construção Participativa de Instrumento para Gestão e Comunicação da Informação em Ambiente Virtual[1], apresentando uma visão geral das políticas públicas de informação existentes na sociedade brasileira, com ênfase para a inclusão digital e social.

  O espaço dos estandes expositores demonstrava inúmeras novidades, dentre elas, vários equipamentos e recursos tecnológicos, dos quais os profissionais da informação necessitam, como, mobiliário bibliotecário, serviços de comuta, pesquisa, equipamentos para digitalização, editoras, espaços na web, dentre outros, é importante ressaltar o esforço da organização em manter de forma rigorosa a pontualidade do evento, visando o melhor aproveitamento de todas apresentações e palestras.

Não poderíamos deixar de falar de um momento importante do evento, o histórico do seminário dos 100 de Biblioteconomia no Brasil, organizado pela UNIRIO, que contou com a presença de vários professores renomados compartilhando momentos importantes acerca dessa jornada ao longo dos anos, entre eles, a Profa. Dra. Isa Maria Freire, da Universidade Federal da Paraíba, coordenadora do LTi.

Deste congresso levamos a experiência, a admiração e o comprometimento com o profissional da informação, sempre buscando o melhor para a sociedade brasileira. Momentos estes que serão lembrados, por enriquecer a todos aqueles que participaram deste congresso.

 

 

*Graduando do curso de Bacharelado em Biblioteconomia pela UFPB.

** Graduando do curso de Bacharelado em Biblioteconomia pela UFPB.

*** Graduando dos cursos de Historia e Arquivologia pela UFPB.



[1] Em co-autoria com o prof. Dr. Gustavo Henrique de Araujo Freire, do DCI/UFPB, coordenador do projeto.

 

—————

Voltar