Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca

26/02/2018 10:37

O Arquivo Nacional lançou a segunda edição do Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da área de Arquivologia no país.

A iniciativa retoma o prêmio criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, cujo acervo e direitos foram doados ao Arquivo Nacional e homenageia Maria Odila Fonseca (1953-2007), renomada professora de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e servidora do Arquivo Nacional. O Prêmio se divide em três categorias: melhor trabalho de conclusão de curso de graduação, melhor dissertação de mestrado e melhor tese de doutorado. Os trabalhos devem ser entregues até o dia 2 de maio de 2018.

A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Julgadora composta por professores doutores de comprovada experiência em pesquisa e reconhecimento acadêmico na área de Ciências Sociais Aplicadas.

A Comissão avaliará os trabalhos concorrentes com base em critérios fundamentais de relevância e contribuição da pesquisa para o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Arquivologia, ineditismo na abordagem do tema, coerência no desenvolvimento e na organização do texto, citações, transcrições, notas, observações, referências completas das fontes e bibliografia consultadas, conforme regulamento.

O edital e o regulamento foram publicados no Diário Oficial da União em 14/12/2017, seção 3, páginas 83 e 84.

Veja mais em : https://www.arquivonacional.gov.br/br/ultimas-noticias/854-abertas-as-inscricoes-para-o-premio-nacional-de-arquivologia-maria-odila-fonseca.html

—————

Voltar