X Cinform: a informação responsável

01/11/2011 22:46

José Carlos Nóbrega do Nascimento Júnior*

Maurício Pereira da Costa Junior**

 

O X Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação (CINFORM) realizou-se em Salvador – BA, em setembro de 2011. Durante quatro dias vivenciamos experiências extras curriculares, compartilhamos das experiências de outros pesquisadores da área, e de outras áreas também, como Administração, Engenharia etc. Esses momentos são e serão sempre bem vindos, nos trazem um enriquecimento pessoal, levamos deste evento não só uma boa parte teórica do que cerca toda a informação, mas também experiências práticas, e mais do que isto, diretrizes foram expostas para que todos nós participantes pudéssemos nos guiar durante nossa vida acadêmica, seja ela em todos os níveis, graduação ou pós-graduação.

A UFPB esteve bem representada pelos seus discentes e docentes: foram muitos trabalhos apresentados e demos nossa contribuição com apresentações, expondo nossas pesquisas e seus resultados, o impacto para a área da Ciência da Informação. Apontamos, também, possíveis mudanças e diretrizes a seguir para as pessoas que se interessaram pela condução de nossos trabalhos, mas que ainda não possuem experiência na área. Com isso, demos mais visibilidade para as nossas pesquisas e nossa instituição de ensino, em nível nacional.

O trabalho intitulado Gestão Participativa da Informação em Ambiente Virtual, apresentou uma visão geral das políticas públicas de informação na sociedade brasileira, com ênfase para a inclusão digital e social mediante tecnologias intelectuais digitais, tendo como objeto de estudo a Escola Municipal João Gadelha de Oliveira Filho, localizada em Mangabeira VII, João Pessoa, PB.

Na apresentação do trabalho intitulado Ação de Responsabilidade Social na Disseminação de Conteúdos na Web: Blog De olho na CI, foi contextualizado o surgimento das tecnologias digitais de comunicação da informação, a responsabilidade social do profissional da informação na disseminação e os blogs. Então, focalizamos a disseminação da informação através do blog De olho na CI, como sua presença na Ciência da Informação representa uma ação de responsabilidade social destinada aos profissionais da informação, sendo que o blog é produzido no âmbito de projeto de iniciação científica – PIBIC/UFPB.

Foi possível notar que, na medida em que as pesquisas se realizam em âmbitos diferentes, mesmo que com a mesma proposta, os projetos variam em seus resultados. Mas, também, ficou notória a responsabilidade social que todas essas ações desempenham: em todos os níveis a preocupação com o cidadão se destaca. Embora se questione muito o crescimento da informação na web, se o impresso e os métodos tradicionais serão substituídos ou não, o fato é que a busca e o uso e a aplicação da informação em nossas vidas cresce e a multiplicação das fontes digitais de informação prossegue. Sem dúvida os sites e blogs passam a ocupar lugares de destaque na sociedade, e foi isto que vimos durante a apresentação de um dos palestrantes: as pessoas buscam e encontram o que procuram na web. E isto é o mais importante no processo de democratização da informação.

 

 

*Graduando do curso de Bacharelado em Biblioteconomia pela UFPB. Bolsista PIBIC/UFPB.

** Graduando do curso de Bacharelado em Biblioteconomia pela UFPB. Bolsista PIBIC/UFPB.

—————

Voltar