XII ENANCIB: o primeiro de muitos!

03/11/2011 22:11

Aline Poggi Lins de Lima*

 

De 23 a 26 de outubro de 2011 aconteceu o XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da informação (ENANCIB), na Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UNB), em Brasília/DF. Evento de grande porte e reconhecido nacionalmente, no qual, pessoas de diferentes estados, e até mesmo países, se encontram para discutir, refletir e mostrar suas pesquisas na área da CI com emoção e convencimento de que realmente a pesquisa científica está entrelaçada em suas vidas.

A presença de autores e professores renomados fazia com que nós, iniciantes na pós-graduação − e para muitos a primeira vez participando deste evento – nos sentíssemos lisonjeados em poder participar daquele momento de compartilhamento de informação e conhecimento tão importantes para nossa vida acadêmica e, porque não?!, para nossa vida pessoal. Esse momento fez que mergulhássemos ainda mais na Ciência da Informação.

O XII ENANCIB trouxe como tema “Políticas de Informação para a Sociedade”, um assunto de suma relevância para o exercício da cidadania na sociedade da informação e do conhecimento. O evento pretendeu estimular o debate e a ação para a proposição de políticas de públicas de informação, promovendo a transformação e crescimento da sociedade, de modo a intensificar a reflexão sobre políticas que orientem a gênese, a organização, a recuperação e a comunicação da informação de interesse para a sociedade e para o cidadão.

Grande parte da nossa Turma 2011 do Mestrado em CI da UFPB esteve presente no ENANCIB, o que enriqueceu ainda mais a reflexão e os comentários após as participações nos Grupos de Trabalhos (GTs) de interesse de cada um. O evento nos proporcionou uma vasta apresentação e discussão da pesquisa científica na área da Ciência da Informação brasileira, unindo pesquisadores e programas de pós-graduação nacionais nesse domínio da Ciência.

No próximo ano, estarei presente para, mais uma, vez participar desse rico momento em que podemos aprender e compartilhar nossos conhecimentos. Rio de Janeiro, até lá!

 

 

* Bacharel em Administração. Mestranda em Ciência da Informação no PPGCI da UFPB. Bolsista CAPES. Editora do blog De olho na CI.

—————

Voltar